A obesidade é a principal causa do aumento de casos de diabetes globalmente, passando de 198 milhões em 1990 para 828 milhões em 2022, segundo estudo do The Lancet.

O estudo mostra que países de baixa e média renda, como o Brasil, tiveram os maiores aumentos na prevalência da doença, enquanto países ricos melhoraram o tratamento.

Medidas preventivas eficazes incluem promover estilos de vida saudáveis e rastrear indivíduos com maior risco para prevenir muitos casos futuros de diabetes.

A obesidade está por trás do grande aumento de casos de diabetes no mundo, que cresceram cerca de quatro vezes nos últimos 30 anos, saltando de 198 milhões para 828 milhões entre 1990 e 2022. Isso é o que sugere um estudo recente, publicado no The Lancet, que analisou as tendências tanto de prevalência quanto da cobertura do tratamento no período, a partir de dados de 1.108 pesquisas representativas da população em 200 países.

Medidas de prevenção


Por outro lado, medidas de prevenção adequadas poderiam ajudar a evitar muitos casos de diabetes. “Em primeiro lugar, através de campanhas populacionais de promoção da qualidade de estilo de vida, estimulando alimentação saudável e atividade física. Em segundo, identificando e tratando adequadamente os indivíduos com obesidade.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?